8 it was RED: Sobre "Los olvidados" e Buñuel

terça-feira, 11 de agosto de 2009

Sobre "Los olvidados" e Buñuel

Os esquecidos (Los olvidados, 1950)

Direção: Luis Buñuel

Roteiro: Luis Alcoriza e Luis Buñuel





Nos três últimos dias tive uma overdose de Luis Buñuel, grande cineasta mexicano que tem seu nome associado às origens do cinema surrealista. Os filmes que assisti foram: Un Chien Andalou (1929), L’Age d’Or (1930), Los olvidados (1950) e Subida Al Cielo (1951). Minha maior expectativa era quanto ao primeiro; infelizmente, o curta metragem que tem Salvador Dali como roteirista não me agradou, assim como L’Age d’Or e Subida Al Cielo. Para comentar escolhi o que mais me agradou: Los olvidados, longa que rendeu a Buñuel o prêmio de melhor diretor no Festival de Cannes de 1951.






Logo na abertura o narrador anuncia o tom de denúncia da película, ao nos falar sobre a pobreza escondida nas grandes metrópoles, como a cidade do México, local onde é ambientada a história. Em um bairro pobre, nos é mostrado um grupo de garotos que conversa sobre “Jaibo”, jovem que tinha acabado de fugir do reformatório. O fugitivo se reúne com o grupo e, juntos, eles planejam assaltar um cego. Mais tarde, “Pedro” (um dos garotos) se junta a “Ojitos”, um menino que foi abandonado. Em certo momento, “Pedro” presencia um assassinato cometido por “Jaibo”, fato em torno do qual gira a obra.

O olhar pessismista e cruel de Buñuel me encantou com cenas como a do sonho de “Pedro” (para mim a melhor do filme), o assalto ao cego e várias outras que não direi para não estragar a surpresa. O longa revela a realidade da pobreza no México ao contrastar a população (“Pedro” em trabalho semi-escravo empurra um carrocel enquanto outra criança anda no brinquedo), mostrar a violência nas ruas e expor a covardia existente em cada um. Tecnicamente é possível notar um recurso que foi bastante utilizado em Los olvidados: algumas cenas as personagens vêm em direção à câmera e a atravessam (na parte em que as crianças brincam de toureiro, por exemplo - olhar o vídeo de 2:38 a 2:44).





Pretendo conhecer o resto da filmografia de Buñuel. Enquanto não a conheço, digo que o meu predileto do cineasta é Los olvidados. Durante 91 minutos me foi mostrado uma violenta sociedade onde ninguém é isento de culpa, fato que torna o filme realista. Excelente obra!

6 comentários:

  1. opaaa
    vlw por seguir la o blog
    vo seguir aki tbm
    abraço

    ResponderExcluir
  2. Não vi muitos filmes de Buñuel, mas este 'Os Esquecidos' não me escapou. É um momento máximo de cinema. Impressiona a destreza com que o realizador aborda toda aquela vivência de uma sociedade que estava praticamente à parte.

    10/10.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Buñuel é um cineasta para quem estou devendo ainda. Mas assim que tiver oportunidade irei assistir algo de sua obrar.

    Valeu pela visita ao blog, estou linkando seu endereço nele.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado Hugo e Airton! Agradeço muito mesmo à colaboração de vcs!

    Red Dust: Os esquecidos é uns dos melhores filmes que já vi.

    Hugo: vale a pena conferir o trabalho de Buñuel. O cara é importantissimo no cinema

    ResponderExcluir
  5. Buñuel dizia: " Sou ateu graças a deus!"

    Belo texto e gosto.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Rodrigo, obrigado pelos elogios! Buñuel é um excelente cineasta!

    ResponderExcluir