8 it was RED: soco no estômago 03: Lady Vingança (Chan-wook Park, Trilogia da Vingança e meus antagonismos)

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

soco no estômago 03: Lady Vingança (Chan-wook Park, Trilogia da Vingança e meus antagonismos)

Lady Vingança (Chinjeolhan geumjassi, 2005)
Direção: Chan-wook Park
Roteiro: Seo-Gyeong Jeong, Chan-wook Park

Chan-wook Park é o autor da Trilogia da Vingança, composta por Mr. Vingança (2002), Oldboy (2003) e Lady Vingança (2005). As três obras têm em comum, além do tema principal, o uso excessivo da violência. O estilo exagerado do diretor foi criticado por alguns no seu novo filme, Thirst (2009). Ao contrário dos que criticaram, sou seduzido pela falsidade presente na obra do cineasta.

O diretor me faz refletir sobre os possíveis antagonismos presentes no meu gosto pela sétima arte. Ora encanto-me com o realismo presente nas obras de Bergman, ora sou seduzido pelo universo onírico presente na obra de David Lynch; maravilho-me com os golpes que Gaspar Noé dá na minha alma, mas também amo a delicadeza das películas de Almodóvar; fico extasiado com a densidade dos filmes de Godard, porém, mesmo assim, adoro ver The Rocky Horror Picture Show (1975) e ficar cantarolando as músicas desse excelente musical. Mas seria isso um ato antagônico? Provavelmente sim. Entretanto, encaro essa contradição como um evento natural, pois, caso contrário, iria apenas desfrutar de uma parcela ínfima das obras cinematográficas; ficaria restrito à apenas um estilo; seria, culturalmente, o pior tipo de cego existente.

Chan-wook Park


Já li a respeito de uma semelhança entre Quentin Tarantino e Chan-wook Park, essa refletida principalmente na comparação entre Lady Vingança e Kill Bill. O estado-unidense e o sul-coreano têm em comum apenas o tema violência. As semelhanças acabam por aí, pois cada um trata de uma maneira essa ampla temática. Quentin dá uma intenção humorística aos seus filmes, enquanto que Park visa o lirismo, através da fotografia de extrema beleza e da trilha sonora igualmente formosa. Quanto a Lady Vingança e Kill Bill, ambos tratam sobre mulheres que buscam vingança. Naquele, temos o olhar de um diretor que vê a violência de forma poética; nesse, temos a visão do cineasta que olha a violência de forma divertida.

A Trilogia da Vingança traz algumas idéias em comum, como a dos dois tipos de seqüestro: o bom e o ruim. O que beneficia é aquele que mantém o refém intacto e o devolve à família em troca de uma quantia de dinheiro que não fará falta a ela; com o reecontro, familiares e seqüestrado se aproximam e o amor existente entre eles cresce. Além disso, os seqüestradores ganham o dinheiro. Assim, todos saem ganhando. O que prejudica é aquele que tem como final a morte do seqüestrado. Desse modo, a família tem a perda de um ente querido e os seqüestradores acabam presos.

Lady Vingança é o meu filme predileto da Trilogia da Vingança. Apesar de ter o roteiro um pouco menos engenhoso do que Oldboy e Mr. Vingança, a película é a que contém o tom mais poético. Dessa forma, é como se fossemos atingidos na alma por uma flor, mas uma flor que fere. É esse romper do falso paralelo violência/lirismo que me seduziu na película que encerra a trilogia.

O longa-metragem mostra a história de Geum-ja Lee (Yeong-ae Lee), que ficou presa durante treze anos devido à falsa acusação de homicídio de um garoto para ocultar o verdadeiro culpado, seu ex-namorado Baek. No presídio Geum-ja Lee arquiteta um plano para se vingar do ex-namorado e, com seu objetivo em mente, ela busca a simpatia de cada um através de favores para que, desse modo, todos possam colaborar com seu plano.

Quando Geum-ja Lee é libertada, ela pretende colocar em prática tudo o que arquitetou. A protagonista, que antes era uma moça recatada, tornou-se uma mulher ativa. Essa mudança ocorre também no modo como ela se veste, o que é mostrado diversas vezes durante o longa, como quando a personagem principal é indagada sobre sua maquiagem. “Geum-ja Lee, por que essa sombra vermelha?”. Vermelho: a cor do sangue. Acredito que a cor não fora escolhida por acaso.




O maior choque que levamos é durante a vingança de Geum-ja Lee. (SPOILER)A protagonista consegue capturar seu ex-namorado e junta evidências de que quem matou o menino foi ele. As provas são filmes que o assassino gravava sempre antes de matar as crianças, além de objetos pessoais das vítimas os quais ele guardava. A personagem principal reúne os pais das crianças e o policial responsável pelo caso para mostrar a eles as fitas. É absurdamente chocante. O cineasta não deixa escapar nada: ele exibe sem piedade o assassinato das crianças e, ao mesmo tempo, revela a dor dos pais, tudo isso feito com muita criatividade. Após os pais terem assistido às filmagens, eles perguntam para que o seqüestrador queria o dinheiro. A resposta: para comprar um iate. Silêncio é a reação dos abalados pais. Então, a protagonista pergunta a eles e ao policial o que deveriam fazer com o assassino: deixar nas mãos da polícia e da justiça, ou permitir que eles realizassem sua vingança? O interessante é que Park tenta tornar a situação extremamente real. Cada um começa com uma opinião; há casais que já se separaram; existem os mais sedentos por vingança, mas também os mais cautelosos estão presentes. O mais instigante é a questão moral levantada. O que você faria? Eu não tenho filhos, mas imagino que não deve ser a melhor sensação do mundo assistir à execução de um. Ao dirigir a pergunta aos pais, Geum-ja Lee pede uma resposta a mim, a ti e a quem assiste ao filme. Após alguma discussão, é decidido que eles mesmos resolveriam o problema. Mas aí se encontra outra questão: quem será o primeiro a saciar sua sede por vingança? Com questionamentos como esses, Park aproxima arte da realidade. (FIM DO SPOILER).

Durante Lady Vingança, as personagens são postas frente a vários questionamentos morais. Será que a vingança resolve alguma coisa? Não seria apenas uma paixão que arde e que, após saciada, teria o seu lugar tomado por um imenso vazio? O que é moralmente correto? Chan-wook Park comunica-se com seu público ao pontuar seu filme com esses problemas.



Lady Vingança é um singular soco no estômago: poético, emocionante e dolorido. A película aparentemente se contradiz, pois, simultaneamente, mostra um universo exagerado e realista. No entanto, é esse antagonismo que me encanta. Lady Vingança é um filme antagônico, assim como nós.


PS: A série "soco no estômago" ainda não acabou, pois outras postagens com o mesmo tema virão. Gostaria que vocês sugerissem filmes para eu incluir na série, assim como fez Marcos Ribeiro, do blog Epipocando, que sugeriu Elephant - brilhante obra de Gus van Sant a qual brevemente será comentada aqui. Abraço a todos os leitores!

7 comentários:

  1. Sério que esse é o terceiro ??? Achei que seria alguma coisa mais violenta. O Oldboy me chocou mais que esse por exemplo.

    Outra coisa: Indiquei seu blog para um selo, passe lá depois pra retirar !

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Confesso, preciso ocnhecer mais do Chan Wook-Park! Abraço pra ti!

    ResponderExcluir
  3. Ola! Que bom que vai comentar Elefante, é realmente um filme excelente...vou pensar em outros para te sugerir.

    Nunca vi nenhum filme da trilogia da vingança (ainda), mas pretendo em breve!

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Fotograma, primeiramente, obrigado pelo selo! Acho o filme muito chocante, especialmente no final.

    Cristiano, Chan-wook Park, na minha opinião, é um dos melhores diretores da atualidade. Vale muito a a pena conhecê-lo.

    Marcos, conheça a trilogia que, para mim, é a melhor do cinema!

    ResponderExcluir
  5. Oi Daniel!

    Em primeiro lugar, me desculpe pela demora em lhe responder. Ja tem um tempo que li seu comentário lá no meu blog, o cinecabeça, so que em virtude de estar com pc pifado, não puder respnder antes.
    Apareça sempre que desejar.

    Bem, quanto ao seu texto, parabéns pela qualidade e gosto cinematográfico. Vc é bem jovem e ja tem um conhecimento sobre cinema primoroso. Seu post ta muit redigido.

    Quanto ao tema de hj, confesso não conhecer nada deste diretor. Mas, da forma como vc relatou a história e as comparaçõe feitas sobres tais diretores, muito bem colocada, me parece ser um cineasta com bom gosto e polêmico tb.

    Quanto ao tema, olha, a história parece forte. Sou mãe (tenho um lindo menino que vai fazeer 3 anos em janeiro) e realmente, é necessário coragem para ver o filme. Não sei se teria, pois a trama parece forte, real e verdadeira.
    De qualquer forma, vou procurar pelos outros títulos citados por vc.

    Foi um prazer ter acesso a um blog com tanta qualidade como o seu. Continue assim meu jovem.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Daniel, seguem minhas indicações de filmes soco no estômago:

    - Martyrs
    - Qualquer filme do Takashi Miike
    - Santa Sangre , ou qualquer outro filme do Jodorowsky
    - Taxidermia
    - Pecado de Todos Nós
    - Posessão do Andreij Zulawski

    ResponderExcluir
  7. Cintia, pode deixar que aparecerei bastante lá no teu blog! Muito obrigado pelo elogio! Quando assisto a certos filmes, tenho a vontade de estar na pele de um pai para poder sentir realmente todo o impacto que certas cenas me causariam. Uma película que me desperta esse desejo é "Tudo sobre minha mãe", do mestre Almodóvar.

    Alexandre, dos filmes que tu citaste eu conheço apenas Possessão. Ainda não assisti a ele, mas já o vi nas prateleiras da videoteca a qual frequento. Quanto a Jodorowsky, tenho muita vontade de conhecer sua filmografia, mas nunca encontrei uma locadora que tivesse algum filme dele. Obrigado pelas dicas!

    Agradeço a todos pelos comentários! Abraço!

    ResponderExcluir